Plataforma apresentou último protocolo à CVM no processo de autorização para operar derivativos e a entidade tem 60 dias de prazo legal para se manifestar sobre o tema.

A BBCE apresentou nesta quinta-feira, 21 de novembro, o último protocolo à Comissão de Valores Mobiliários para operar como balcão organizado para derivativos. Agora a plataforma já consegue estimar que até o final de janeiro a entidade que autoriza esse tipo de operação poderá dar seu aval. E a operação efetiva poderá ocorrer entre o final de março e início de abril do ano que vem.

De acordo com o presidente da BBCE, Carlos Ratto, a previsão de prazo deve-se ao prazo regulamentar que a CVM tem para analise esse tipo de pedido quando se chega a esse passo no processo. Segundo explicou, o prazo regulamentar são até 60 dias para se pronunciar sobre o pedido.

“Antes disso, ainda no final de dezembro, ou início de janeiro já vamos disponibilizar para o mercado o sistema em testes, sem que esteja valendo. São exercícios que as empresas podem fazer para ir se adaptando ao produto e a sua forma de liquidação, são ações de caráter educativo sobre o que é o derivativo”, apontou ele à Agência CanalEnergia após sua participação na 11ª edição do Encontro Anual do Mercado Livre, que acontece em um resort da Praia do Forte, no município de Mata de São João (BA).

Esse período de testes, continuou ele, deverá se estender por um mês ou mais adicionalmente ao prazo da CVM. Por isso, explicou ele, a operação com derivativos deverá realmente iniciar no país entre o final de março e início de abril caso todas as aprovações sejam obtidas. Um fator que ele acredita seja alcançado. Com essa perspectiva de prazo em mãos, a BBCE passa a acelerar a formação de suas áreas de Compliance, Monitoramento e Segurança da Informação.

Apesar dessa perspectiva, Ratto comentou que o início efetivo das operações deverá se dar a partir do momento em que o mercado estiver seguro e familiarizado para trabalhar com esse mecanismo. O processo começou a ser desenhado pela BBCE em fevereiro deste ano e o prazo de pouco mais de um ano era o que a entidade estava projetando para a conclusão de mais essa etapa em sua existência.