CURVA FORWARD BBCE

A referência do mercado livre de energia

A Curva Forward BBCE foi criada em 2015 e está consolidada como uma das ferramentas de gestão e análise de risco mais utilizadas pelo mercado livre de energia. Como o ecossistema do setor, a companhia gera uma referência confiável e realista para o mercado.

Por dia, passam por nossos sistemas, em média, 900 ofertas e cerca de 1 GWh. Abastecem a Curva Forward BBCE aproximadamente 60 mil negócios reais que movimentam 200 mil GWh anuais.

 

Como ela é composta

A Curva Forward BBCE prioriza em sua metodologia os negócios fechados em tela, que geram informação real time. As ofertas, também contabilizadas em tempo real, são o segundo critério de formação de preços.

Os contribuidores de preço também compõem a Curva Forward BBCE. São instituições associadas pela BBCE que contribuem com dados e atendem a critérios de elegibilidade, dentre eles, estar entre aquelas que realizam o maior volume de operações. Por fim, a funcionalidade Boleta, a qual pode ser usada para formalizar negócios horas depois, é o 4º elemento que integra o cálculo.

O preço de referência e, consequentemente, a Curva Forward BBCE pode ser obtida por um dos critérios ou por sua combinação, de forma a maximizar o uso das informações.

Critérios de Cálculo

Negócios fechados em tela (Balcão)

Ofertas*

Contribuidores de preço

Negócios formalizados pela Boleta Eletrônica

* Desde que não canceladas. Serão utilizadas as ofertas com cálculo da média simples entre a melhor oferta de compra e melhor oferta de venda, inseridas entre 15h e 18h, dando prioridade ao preço do produto mensal.

Metodologia da Curva Forward BBCE

• Sempre serão priorizados os negócios fechados em tela (Balcão);
• O cálculo considera a média ponderada dos negócios fechados em tela entre 15h e 18h, com validação de quantidade e volume mínimo e remoção de outliers (preços discrepantes), dando prioridade ao preço do produto mensal;
• Em situações excepcionais, quando não ocorrerem negócios, são utilizadas as ofertas inseridas entre 15h00 e 18h00 para cálculo da média simples entre a melhor oferta de compra e melhor oferta de venda, dando prioridade ao preço do produto mensal;
• Quando não ocorrerem ofertas, é calculada a média dos calls enviados entre os participantes ativos e aprovados pela BBCE;
• Quando não forem realizados calls, será calculada a média ponderada dos negócios formalizados por meio da Boleta Eletrônica entre 15h e 18h, com validação de quantidade e volume mínimo e remoção de outliers, dando prioridade ao preço do produto mensal.

Critérios de cálculo vigentes a partir de cinco de abril de 2021, com base no mercado de 1º de abril de 2021.

 

Acesse a Curva Forward BBCE em nossas plataformas. Utilize essa ferramenta de gestão e análise para apoiar seus negócios de um jeito simples e digital.

Conheça os produtos e serviços da BBCE

Balcão

Ambiente digital para livre comercialização de energia

Aplicativos

Operação e gestão de negócios nos sistemas Android e IOS

Serviços

Integre as plataformas da BBCE com sistemas de Gestão e Backoffice

Dúvidas? Fale conosco!