A (ERSE) organizou um Seminário Internacional sobre Bolsas de Energia, conjuntamente com o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL), do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A iniciativa permitiu traçar um retrato sobre o modo como se encontram organizados os mercados de energia nos dois países e perceber os desafios que se colocam a ambos os mercados que se encontram em diferentes estádios de desenvolvimento. O evento contou com a presença da Presidente da ERSE, Cristina Portugal, e do Professor Nivalde de Castro, Coordenador Geral do GESEL, assim como de oradores de várias entidades e empresas de Portugal e do Brasil.

Durante o debate, o exemplo do enquadramento jurídico europeu e a bolsa de energia portuguesa, no âmbito do mercado ibérico elétrico (MIBEL), foram apontados como boas experiências que devem ser replicadas a nível internacional. Os oradores insistiram ainda na necessidade de os mercados de energia estarem sujeitos a uma regulação financeira forte.

Leia matéria completa aqui