Novidade propicia facilidade no encontro de contas no curto prazo
A BBCE lança uma solução que vai transformar como o setor elétrico realiza a liquidação dos contratos de energia. De forma descomplicada, digital e embasada em pesquisas junto aos clientes, a companhia lança a BBCE Liquidação Financeira.
Até então, no mercado livre, os primeiros dias úteis do mês – conhecidos como curto prazo – demandavam extenso mapeamento com várias partes e muitas horas de trabalho para fazer e, ainda, acompanhar, inúmeras transferências. Agora, as empresas receberão um relatório de liquidação com as outras contrapartes que contratarem o serviço da BBCE, analisarão as informações e os valores serão resolvidos com uma única transferência.
Com base no que uma empresa tem a pagar e a receber da outra, a BBCE propicia um verdadeiro encontro de contas utilizando o Banco Bradesco, que atuará como Agente de Liquidação para as partes envolvidas. Se a empresa precisar pagar (for devedora), ela depositará, no 5º dia útil, a diferença líquida no Bradesco, em uma única transferência. Mas, se a empresa tiver valores a receber (for credora), ela receberá, no 6º dia, a diferença líquida em sua conta nesse banco, também em uma única transferência.
De acordo com Camila Batich, diretora-presidente da BBCE, a novidade contribuirá para uma nova dinâmica no mercado de energia. “Como resultado, o mercado ganha transparência, segurança operacional e eficiência”, explica.
A iniciativa faz parte de um projeto mais amplo da Companhia com objetivo de trazer soluções que contribuam para a segurança dos negócios com energia. “No ano passado, lançamos a supervisão do EHUB, que possibilita acompanharmos 100% dos negócios e aplicarmos sanções, de forma gradual, em situações atípicas e de práticas não equitativas nessa plataforma. Com a liquidação, damos mais um passo para contribuir com a transparência do setor”, diz Camila. “A BBCE tem o compromisso de ser fonte de liquidez, transparência e segurança aos negócios com energia, por isso, as nossas novidades não param por aí. Estamos trabalhando em normas para cálculo de risco em nossos ambientes, ferramentas para gestão de garantias, dentre outras novidades”, completa.
A presidente da companhia explica que BBCE Liquidação Financeira foi testada junto a um grupo de clientes em dois pilotos. “Somente no último teste piloto, o valor total a ser liquidado entre os participantes, que seria de R$ 68 milhões, foi reduzido a R$ 15 milhões, o que mitiga significativamente os riscos de liquidação. E essa eficiência pode ser ainda mais ampliada com a abertura deste produto para todo o mercado”, detalha.