Governança Corporativa
Segurança é um valor da BBCE. Acreditamos que segurança gera confiança.
A BBCE é uma S.A. de capital fechado. Com mais de 40 acionistas, dentre elas, as maiores comercializadoras e multinacionais do mercado de energia, possui capital pulverizado e elevadas práticas de governança, compliance e segurança cibernética e da informação. É, ainda, administradora de balcão organizado autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a operar derivativos de energia.
Nossos Acionistas
Pilares de nossa governança
Como o ecossistema dos negócios com energia, desde a fundação, o propósito da BBCE foi conectar empresas e contribuir para crescimento eficiente, seguro e transparente do mercado livre. Portanto, a companhia se desenvolve junto com o segmento, sempre pautada pela busca pelas melhores práticas, sigilo e isonomia. Responsabilidade, processos e controles adequados marcam o nosso dia a dia.
Conselho de Administração
Dez conselheiros de renome, sendo três deles membros independentes. Eleições ocorrem bianualmente, com participação de representantes dos acionistas.
Comitê Executivo
Profissionais de grande reputação com elevada especialização e experiência nos mercados de atuação da BBCE contribuem ao dia a dia da companhia.
Programa de Governança e Compliance
Considera a governança, o respeito às normas de mercado, a isonomia, o sigilo e a segurança como prioritários nas ações cotidianas.
Supervisão da CVM
A BBCE é administradora de balcão organizado regulada e supervisionada pela CVM – um dos órgãos mais importantes dos mercados financeiro e de capitais – para negociação e registro de derivativos de energia. Com autorização inédita no Brasil, unimos as diretrizes da CVM às necessidades do Ambiente de Contratação Livre (ACL).
Autorregulação
Estrutura totalmente independente que reporta à um Comitê composto por três membros externos. Onde são responsáveis pela autorregulação e monitoramento dos derivativos de energia. Saiba mais.
Canal Confidencial
Comunicação segura e, se desejado, anônima, de situações que violem o Código de Conduta e Ética, o Programa de Integridade e/ou qualquer lei, política ou norma interna da BBCE e dos mercados de atuação. As comunicações são recebidas inicialmente por uma empresa terceira, especializada e totalmente isenta, sempre preservando a confidencialidade das informações e do autor. Saiba mais.
Administração
Diretoria
Alexandre Thorpe
Diretor Presidente
Com três décadas de atuação nos mercados financeiros no Brasil, Estados Unidos e México, é um executivo C-Level. Possui profundo conhecimento das atividades operacionais front-to-back e forte experiência em plano estratégico – incluindo investimentos, infraestrutura, parcerias de mercado e novos produtos. Foi Head de Compliance e, ainda, COO do HSBC tanto no Brasil quanto para América Latina.
Camila Batich
Diretora-executiva Jurídica, de Compliance e de Riscos
Advogada formada pelo Mackenzie com especializações em Direito Societário e em LGPD pela FGV, Camila já atuou tanto em escritórios de advocacia quanto em empresas. Com passagens pelo Grupo Votorantim (Nexa Resources e Cimentos), BEMISA – Brasil Exploração Mineral, EDP Energias, Pinheiro Neto Advogados, dentre outras, tem experiência em Direito Empresarial (Mercado de Capitais, Fusões e Aquisições, Societário), Governança Corporativa, Compliance e Riscos.
Conselho de Autorregulação
É um órgão de assessoramento estatutário que tem por objetivo disciplinar o funcionamento da Estrutura de Supervisão e Monitoramento de Mercado da BBCE, sendo as suas disposições complementares ou regulamentadoras das disposições do Estatuto Social da BBCE. É composto por três membros independentes eleitos pelo Conselho de Administração.
Comitê de Governança
Composto por três membros do Conselho de Administração, sendo um deles independente. Possui a missão de contribuir à constante evolução da governança da BBCE. Dentre as atividades do Comitê, está a avaliação da aplicação de boas práticas nas atividades cotidianas e na estratégia da companhia.
Comitê de Ética e Pessoas
Composto por três membros, dentre eles o diretor-presidente, a liderança da área Jurídica e Compliance e da área de Pessoas e Cultura. O Comitê de Ética é órgão de assessoramento não estatutário, de caráter permanente e de suporte à administração, que tem como objetivo institucional zelar pelos interesses da Companhia no que diz respeito ao seu Código de Conduta e Ética e demais normativos internos, bem como discutir assuntos estratégicos relacionados aos (às) colaboradores (as) da Companhia.