Governança e Compliance

Pilar de atuação que contribui para mover o mercado de energia com segurança e as melhores práticas

Como o ecossistema do mercado de energia, desde nossa fundação, nosso papel foi contribuir para crescimento sustentável e transparente do mercado livre. Crescemos junto com o segmento, sempre pautados na governança e focados na sustentabilidade do setor.

Marcarmos a história dos mercados de energia e de capitais como o primeiro administrador de balcão organizado com plataforma de negociação aprovado pela ICVM 461. E, foi pensando em nossos clientes e em todo o ecossistema que, na vanguarda do segmento, em 2020, atualizamos e revisamos todos os processos e regras que sustentam essa capacidade de evoluir e inovar. Assim, entregamos mais uma grande conquista para o setor.

Um administrador de balcão supervisionado e regulado pela CVM

As adequações para sermos supervisionados pela CVM, um dos órgãos mais importantes dos mercados financeiro e de capitais, foram integradas às necessidades do Ambiente de Comercialização Livre (ACL), numa visão de quem nasceu do mercado para o mercado. Unimos as melhores práticas de Governança e Compliance e as normas da CVM às necessidades que a BBCE é especialista, conhece e entende profundamente.

Elas estão refletidas na nossa documentação e comprovam a nossa capacidade de tratamento isonômico, equidistante e objetivo. Ainda, buscando preservar a segurança de mercado, a BBCE inova e disponibiliza para o nosso principal ativo – você cliente – todas as diretrizes de Compliance que garantem o cumprimento das regras legais e infralegais e excluem qualquer subjetividade em nossas ações.

Programa de Governança e Compliance

A BBCE, com fundamento na ética, entendendo que confiança gera segurança, estabeleceu um Programa de Governança e Compliance observado em grandes grupos empresariais nacionais e estrangeiros que adotam as melhores práticas e os mais elevados critérios de governança. Ele está refletivo em nossas políticas e normas, na maneira como conduzimos as atividades e em nossa estrutura organizacional.

Estrutura organizacional

Nossa presidência reporta a um Conselho de Administração composto por dez Conselheiros, sendo três deles conselheiros independentes de elevada reputação em nosso país.

Supervisão e Monitoramento de Mercado

Contamos também com uma Estrutura de Supervisão e Monitoramento de Mercado (SMM) totalmente independente, que reporta à um Comitê composto por três membros externos. A SMM é responsável pela autorregulação e monitoramento dos derivativos de energia e, para saber mais sobre essa estrutura, você pode clicar aqui.

Canal Confidencial

A BBCE disponibiliza um canal pelo qual é possível realizar a comunicação segura, e se desejado, anônimo, de condutas que violem o Código de Conduta e Ética, o Programa de Integridade e/ou de qualquer lei, política ou norma interna da BBCE e dos mercados de atuação. Reforçamos, por meio dele, nosso compromisso com as melhores práticas de Compliance e governança corporativa, conduzindo negócios com ética e transparência.

Existem duas formas de acessar. Você pode escolher a que se sentir mais confortável: telefone 0800 591 1687 ou website . A denúncia será recebida por uma empresa terceira especializada e, portanto, totalmente isenta e independente, que conduzirá adequadamente a apuração da denúncia, sempre preservando a confidencialidade das informações e do autor.

Optamos por contratar uma empresa terceirizada com especialistas no assunto e isentos, por entender que esse é um tema que demanda conhecimento e especialização. Com isso, a empresa externa realizará uma análise do relato no formato de dossiê, garantindo, assim, a total independência e integridade do processo. O Canal Confidencial da BBCE pode ser utilizado por todos os colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores.

Confira nossos documentos

Atos Normativos – Plataforma Derivativos

Código de Conduta Ética

Políticas

Acesse aqui para conferir a seção com todos os documentos da BBCE!

Dúvidas? Fale conosco!