A partir do documento, a Câmara utilizará indicadores de negócios e preços gerados com base em operações transacionadas na BBCE

A BBCE, maior ambiente para negócios com energia do país, e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) assinaram um documento que possibilita o compartilhamento de inteligência de mercado da linha de serviços BBCE Data & Analytics. Com ele, a Câmara poderá utilizar em seus estudos e análises os dados gerados pela BBCE com base em negócios reais.
O principal pilar da parceria é a utilização da BBCE Curva Forward, calculada com base nas mais de 200 mil TWh e R$ 400 bilhões que já passaram pelos sistemas da BBCE. A ferramenta é a referência de cotações de preços futuros de energia mais utilizada no Brasil. É adotada pelos principais researchs de bancos, pelas maiores consultorias do mundo, órgãos públicos como a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além das mais de 200 empresas que operam na BBCE. Cobre todas as fontes em todas as regiões do Brasil, desde o mês vigente até os próximos 21 anos, inclusive valores de acordo com safras agrícolas.
A iniciativa abre portas para discussões e o desenvolvimento conjunto de soluções que visem a segurança para as negociações no mercado livre de energia. ASPAS CCEE
“A BBCE e a CCEE possuem um papel essencial para os negócios com energia. Ao unir esforços visando a transparência e a segurança, podemos ampliar a liquidez e fomentar o desenvolvimento sustentável, o que é essencial para a abertura de mercado e a transição energética”, comenta Camila Batich, diretora-presidente da BBCE. “Informação é essencial para a segurança de mercado, por isso temos investido na ampliação de nosso portfólio de produtos de dados para os mais diversos agentes. A linha BBCE Data & Analytics é construída uma sólida base de dados reais, tecnologia avançada e um profundo cuidado com o sigilo da informação de nossos clientes”, completa a diretora-presidente.
