A BBCE, maior ambiente de negociação de energia do País, concluiu, na última sexta (8), seu segundo ciclo de liquidação. Participaram nove empresas, que, ao todo, movimentaram 331 contratos. De um volume financeiro total de R$ 142,2 milhões, a BBCE Liquidação Financeira propiciou um encontro de todas essas contas, resultando a transferência de apenas R$ 13,2 milhões, graças ao fluxo líquido simplificado da solução.
A BBCE Liquidação Financeira, lançada em junho, transformou como aconteciam no mercado livre os primeiros dias úteis do mês, conhecidos como curto prazo. Até então, eles demandavam extenso mapeamento com várias partes e muitas horas de trabalho para fazer e, ainda, acompanhar, inúmeras transferências. Agora, as empresas recebem um relatório de liquidação com as outras contrapartes que utilizam o serviço da BBCE, analisam as informações e os valores são resolvidos com uma única transferência.
Com base no que uma empresa tem a pagar e a receber da outra, a BBCE propicia um verdadeiro encontro de contas utilizando o banco Bradesco, que atua como agente de liquidação para as partes envolvidas. Se a empresa precisar pagar (for devedora), ela deposita, no 5º dia útil, o saldo líquido no Bradesco, em uma única transferência. Mas, se a empresa tiver valores a receber (for credora), ela receberá, no 6º dia, o saldo líquido em sua conta de qualquer banco, também em uma única transferência.