DERIVATIVOS DE ENERGIA

Na BBCE, o mercado de energia ganha novas possibilidades a cada dia: derivativos de energia

Uma empresa criada pelo mercado para o mercado de energia, a BBCE se especializou em oferecer soluções que conectam, movimentam os negócios do setor e alavancam a economia, com eficiência, segurança e transparência. Ao recebermos aprovação da CVM como administrador de mercado de balcão organizado, abrimos espaço para uma nova frente de negócios em nosso ecossistema: os derivativos de energia.

Entenda um pouco mais sobre os derivativos de energia e as oportunidades que esse novo momento traz para os clientes BBCE.

O que são os derivativos de energia

Os derivativos são contratos financeiros para quem busca se proteger da oscilação do preço de um ativo (hedge), como a energia. Também são procurados por quem quer se posicionar nesse ativo com a expectativa de gerar resultado em função do comportamentos dos preços. Os derivativos do mercado de energia negociados na BBCE são puramente financeiros e não estão atrelados à entrega física do produto. São classificados como valor mobiliário e, por isso, regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Esse é um mercado consolidado em diversos países do globo, com destaque especial para a Europa e os Estados Unidos. Contribui à realização de operações de proteção da oscilação de preços, para o aumento de liquidez e, consequentemente, à formação de preço baseada em oferta e demanda. Permite que diversos players participem do mercado, desde agentes do mercado livre até bancos e investidores institucionais, como fundos de investimento.

Características dos derivativos na BBCE

i

Sem emissão de nota fiscal

Por se tratar de uma operação financeira, não há emissão de nota fiscal. Também não há necessidade de registro na CCEE nem tão pouco da sua participação nessas operações.

l

Registro

Realizado pela própria BBCE no momento em que a operação é fechada, sem a necessidade de qualquer intermediário ou empresa que não seja do setor de energia. Tudo de forma simples, transparente e digital.

Liquidação pela diferença

Enquanto no mercado físico o risco de crédito é de 100% do valor, no derivativo, o risco é a diferença entre o valor negociado e o PLD no futuro que uma parte tem que receber da outra.

+

Liquidação entre as partes

Entre as partes no segundo dia útil, após a divulgação do respectivo PLD. A BBCE é o agente de cálculo das operações e não há necessidade de esperar dias para confirmar a liquidação da operação.

~

Sigilo das informações

Ao ser aprovada pela CVM, a BBCE passou a ter mesmo nível de exigência de sigilo que uma instituição financeira. Com isso, aumentou ainda mais controles e investe, constantemente, para prover segurança e proteção da informação.

Os derivativos de energia no ecossistema BBCE

A BBCE atua como administrador de balcão organizado. Disponibiliza aos clientes que operam na gestão e comercialização de energia livre, bem como a bancos e fundos de Investimento, produtos e soluções – da negociação ao registro – que possibilitam realizar operações de hedge ou posicionamento no preço da energia, sem a necessidade de utilização de intermediários.

Acesse a página Plataforma Derivativos para conhecer nossa solução para esse mercado.

Aprofunde-se com nosso E-book gratuito

Um livro digital preparado por profissionais do mercado de energia para contribuir ainda mais com o seu crescimento: Cartilha Derivativos

Dúvidas? Fale conosco!