Para entender a natureza dos derivativos você precisa conhecer o conceito de risco, um dos pilares da gestão financeira e que indica uma potencial perda ou incerteza de um negócio.

Os contratos de derivativos foram criados para mitigar riscos inerentes ao mercado financeiro, são contratos celebrados em ambiente de balcão ou bolsa e comumente utilizados para proteção contra a volatilidade de preço de um determinado ativo, sendo o mais comum os derivativos de dólar.

Aqui iremos falar especificamente sobre os contratos a termo, a primeira modalidade de derivativo conhecida pela sociedade. Em linhas bem simples, o seu conceito é: contrate agora e acerte o pagamento depois.

Como comprador ou vendedor de um contrato a termo, você se compromete a comprar ou vender um ativo financeiro por um preço fixo de referência na data da realização do negócio para liquidação da diferença entre o preço negociado e o observado no dia do vencimento. Neste caso, não há entrega da mercadoria, mas uma proteção, o que chamamos de HEDGE.

Ficou mais fácil de entender o princípio básico de um contrato a termo? Assista abaixo o vídeo com os 5 princípios básicos para entender derivativos.